Casamentos ao ar livre {7 Dicas Super Importantes}

Magioli Fotografia
Magioli Fotografia

Casamentos ao ar livre têm sido a principal escolha para os noivos que querem inovar na cerimônia de casamento com cenários leves, tranquilos e cheios de romantismo. 7 dicas super importantes para para quem deseja esse formato.

Até mesmo noivas que pensavam em fazer uma cerimônia clássica e tradicional, se renderam aos encantos dos casamentos em meio à natureza. que estão deixando todo mundo louco de amor por esse tipo de festa.

Porém é importante prestar atenção em alguns detalhes e evitar problemas desnecessários.

Casamentos ao ar livre podem ser realizados no campo, chácaras, sítios, fazendas e até praias. Porém o queridinho das noivas acaba sendo no campo, o ideal é pensar naquele que melhor te atenda nos quesitos: beleza, acesso, comodidade, estrutura.

Casamentos ao ar livre tem como base fugir um pouco das regras tradicionais, o que o torna ideal para os noivos com perfil mais descontraído. Com muito verde ao redor e uma energia incrível no ar.  Nesse estilo good vibes a festa tem tudo para combinar com os casais que querem começar a vida de forma leve.

A magia que esse tipo de cerimônia consegue transmitir aos convidados é única. Com as escolhas certas sobre decoração, buffet, música entre outros, o casamento acaba se tornando referência em originalidade e romantismo!

Personalize seu evento, cada vez mais o foco do casal é colocar nele itens que se identificam, não somente seguir tendências, tendência passa, sua personalidade não, pense nisso!

7 Dicas Super Importantes para Casamentos ao ar livre.

  • Como escolher a data

Escolher a data do grande dia não é tão simples quanto parece, não quando o casamento é ao ar livre. Vários fatores precisam ser levados em consideração para isso, o principal deles é o clima.

  • Melhores meses

Quando se fala em casamento ao ar livre, não existem os melhores meses para casar, mas aqueles que são recomendáveis evitar, é o caso de dezembro, janeiro e fevereiro, dando uma atenção também a março. Além de ser o período em que muitos convidados estão viajando, também é o período com mais probabilidade de chuva.

  • Horário mais adequado para se casar

O diferencial dos casamentos ao ar livre são as fotos em meio à natureza. 

Normalmente quem opta por esse estilo de casamento escolhe casar-se ao pôr do sol para ter fotos de tirar o fôlego e depois entrar noite à dentro com a festa. Ou pela manhã, que normalmente são lindas e ensolaradas, deixando que a recepção seja no almoço e o casamento termine mais cedo.

  • Casar ao Pôr do sol

Lembrando que para quem deseja pegar o pôr do sol é necessário ficarem atentos ao horário que isso irá ocorrer, caso vocês não saibam é possível pesquisar pelo google digitando o dia, cidade e ano do seu casamento. Normalmente entre as 16:00h e 17:00h é o ideal para o início da cerimônia.

Fiquem atentos quando forem escolher o local, vejam se ele tem vista para o pôr do sol no local onde será a cerimônia, isso é importante.

Mesmo com tudo “planejado” para um lindo pôr do sol é possível que o dia esteja nublado, portanto mesmo que esse seja seu sonho não coloquem como prioridade para não se frustrarem. Lembrem-se, o dia do seu casamento foi muito esperado e feito com muito carinho, por isso vale mais do que um sol teimoso e escondido, rs.
Casamentos ao final da tarde tendem a ter o formato de festa estilo balada, bem animada, com djs, bandas e atrações. Começando ao final da tarde e terminando só quando os convidados estiverem cansados de tanto curtir. (isso não é regra, porém é o que mais acontece nesse horário de casamento).

  • Casar pela Manhã

Outros já sonham com uma linda manhã ensolarada, em meio a muito verde. Curtindo um casamento com uma vibe mais tranquila, recepção com almoço e som ambiente ou acústico também combinam muito com esse formato.

Para casar de manhã é preciso lembrar o horário que tudo precisa começar, desde a organização e decoração até a preparação da noiva e demais convidados.

Tenham em mente que terão que acordar bem cedo, assim como todos. 

Para a cerimônia pensem com carinho nos convidados que ficarão provavelmente com o sol na cabeça, por isso é de bom tom colocar águas saborizadas para que se sirvam e se possível colocar algum tipo de cobertura.
Caso queiram manter o clima ao ar livre e não usar nenhum tipo de cobertura, distribuir como um mimo sombrinhas para os convidados ajuda e muito, eles agradecerão esse carinho, além de dar um charme e um ar romântico a mais para sua cerimônia.

  • A escolha do lugar x estilo

Se o sonho do casal é ter um casamento ao ar livre, o primeiro passo é escolher o local que mais combina com seu estilo. Isso porque ele influenciará todas as outras decisões que serão tomadas, como decoração, buffet entre outros. Todos os itens do seu casamento precisam estar em harmonia, se o estilo é rústico por exemplo, nada de escolher um convite super clássico com brasão. 

Costumamos dizer que TUDO precisa “conversar”, assim o evento fica harmônico e com a carinha de vocês.

  • O que observar

Uma das principais dicas é observar se o local possui mais de um ambiente disponível, em caso de chuva por exemplo. Tem espaço para se fazer uma cerimônia interna? Ou seria preciso locar tendas e/ou estruturas para isso?

Muitas vezes vale a pena investir em estruturas transparentes que além de garantir o evento são super charmosas. Lembrando que tendas e estruturas transparentes devem ser utilizadas de tarde para noite, já que no horário do almoço em dias com muito sol, tornam-se estufas deixando o ambiente desconfortável para os convidados. Nesse caso, recomendamos estruturas com teto branco.

Além disso, deve-se observar se o local oferece estrutura para que noiva, noivo e demais pessoas que vocês queiram se arrumem ali. Muitos desses locais já oferecem hospedagem para noivos e convidados. Caso não, pensem em algo próximo de hotéis e pousadas para facilitar a vida de todos, já que casamentos nesse formato costumam ser mais afastados.

Confiram Aqui os lugares que indicamos na Serra Carioca que oferecem esse tipo de serviço.

Vale se atentar também a quantidade de ambientes e mobiliários no local disponíveis para uso. Levar muitas peças de decoração e/ou contratar fornecedores que estejam longe pode acabar engordando o orçamento. Dêem preferência para fornecedores locais, isso fará vocês economizarem com deslocamento. Confiram nosso Guia de Fornecedores Únicos.

Leia também:

Adoraríamos saber, onde será o casamento ao ar livre de vocês?

Compartilhe ou envie para alguém
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Encontre o profissional ideal para seu evento na Região Serrana

Use o formulário abaixo para refinar sua busca pelo profissional que precisa dizendo a especialidade e/ou o local de onde deseja.