Coronavírus e o meu Casamento {o que fazer?}

Foto: Vagner Camara
Foto: Vagner Camara

Se alguém dissesse que 2020 seria assim, ninguém acreditaria não é mesmo?

No meio dessa pandemia global sem precedentes, muitos casais de noivos se encontram no difícil momento em que precisam adiar o casamento. O que mais pensam nessa quarentena é: com o Coronavírus como fica o meu casamento? o que devo fazer?

Primeiramente lembrem-se, por mais difícil que seja, vocês estão apenas adiando o grande dia, ele ainda será  lindo e inesquecível!

Tomando todos os cuidados necessários, mantendo a cabeça funcionando, os pés no chão e com muita informação, é o melhor caminho para passarmos por essa fase super difícil que estamos vivendo

Eu Lilian Rocio, fundadora do Blog Momento Único, sou também quem escrevo as matérias que aqui estão, muitos ainda não sabem mas também sou cerimonialista. Por isso tenho contato direto com casais que estão passando por esse momento delicado e frustrante. 

Vendo a tristeza que os casais estão passando e como muitos estão perdidos no que fazer nesse momento, resolvi ajudar os noivos com esse post com dicas e sugestões do que fazer no atual momento.

Noivos lembrem-se, vocês não são os únicos afetados nesse momento, os fornecedores  também estão passando por uma crise financeira bem complicada, porém ainda assim eles estão sendo muito compreensivos e fazendo de tudo para os casais que decidiram adiar e seus eventos. Por isso remarcar com os profissionais é o primeiro passo para vocês.

Sabemos bem como é dolorosa tomar a atitude de remarcar e adiar o sonho, mas priorizar a saúde de todos é o mais importante. Mesmo se mantivessem a data, muitos convidados não iriam comparecer por medo do que poderia acontecer. Além do mais não é possível prever se teria alguma norma de proibição dos eventos por meio das autoridades, um risco que não vale a pena correr.

A partir do envio do informativo para os convidados, muitos noivos começaram a ficar mais calmos, já que receberam muitas mensagens de carinho e conforto por meio dos familiares e amigos que super compreendem a situação.

“Não tenham medo de trocar a data do grande dia, vocês não são os únicos a passar por isso e não estão sozinhos nessa. Todos nós fornecedores estamos com vocês, apoiando ajudando e com certeza faremos esse dia mais especial ainda!”

Então vamos lá, o que fazer com a festa que já estava programada?

Antes de mais nada, mantenham-se informados sobre o coronavírus em sites oficiais como o do Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde (OMS) com as informações atualizadas. Não dê ouvidos para fake news e boatos, seja racional e tente pensar positivo.

  • Não tome decisões precipitadas

Sejam realistas dentro da atual situação do momento, não adianta vocês quererem adiar 2 ou 3 meses somente. Infelizmente o vírus não irá acabar só por que vocês definiram aquela data específica. 

Sentem em família e conversem, coloquem as opções e então decidam o que farão.

Avaliem o que está acontecendo na região que você mora e converse com os fornecedores.  

Sua cerimonialista é a principal pessoa para ajudar nesse momento e deixar vocês a par do que está acontecendo com outros eventos da região, decidindo adiar ela vai ajudar a conversar, renegociar e organizar outra data para o seu casamento. Sejam sempre educados e entendam que estão todos passando pela mesma crise.

  • Comuniquem o quanto antes os convidados

Depois que vocês decidirem se vão adiar ou cancelar o casamento (adiar é sempre  melhor do que cancelar), avisem o quanto antes os seus convidados. Enviem um comunicado virtualmente, é mais rápido e uma forma de respeito com todos. Não tem problema caso não tenham uma nova data, digam que irão avisar assim que definirem.

  • Fornecedores 

Talvez seja difícil conciliar todos os fornecedores escolhidos e alguns podem não estar disponíveis na próxima data, por isso o ideal é resolver essa questão o quanto antes. Porém caso algum fornecedor não consiga conciliar, dê preferência aqueles que vocês mais fazem questão no grande dia. 

Uma sugestão é pedir para sua cerimonialista, criar um grupo no whatssapp com os fornecedores envolvidos e já contratados para seu evento. Caso vocês decidam pelo mês de março por exemplo, peçam para todos colocarem no grupo as datas de março que possuem disponíveis, assim ficará muito mais fácil acharem uma data em que todos possam do que vocês escolherem uma data específica e tentar conciliar com todos.

Infelizmente noivos, esse momento é difícil para todos e vocês também precisam ser compreensivos e entender a dificuldade de datas para os profissionais.

  • O comunicado

Resolvido essa questão super importante de adiar o casamento, existem várias opções diferentes para se fazer isso, não importa se existe uma nova data já confirmada ou não:

R.S.V.P.

A sua assessoria ou até mesmo uma empresa especializada em R.S.V.P. pode ligar para cada convidado comunicando os novos planos. (RSVP – serviço de confirmação de presença)

Peça ajuda aos mais próximos

Divida a lista de convidados entre noivos, familiares e amigos próximos para que avisem os convidados por telefone sobre as mudanças.

Comunicado por whatsapp

Usando a identidade visual do convite de vocês, façam uma arte bacana, avisando sobre a mudança de planos e enviem por whatsapp. Uma maneira bonita e rápida de avisar a todos.

Site de casamento

Não se esqueça de manter o site atualizado sobre a data e todas as outras informações, reunidas em um só lugar. Envie o link do site para os convidados por Whatsapp e informe que as novidades serão atualizadas por lá.

Algumas sugestões do que escrever

Ter que explicar para os convidados que o casamento foi adiado é um momento delicado, por isso coloquem a identidade de vocês e muito carinho, com certeza os convidados irão compreender.

seguem algumas idéias:

  • Ainda não tem nova Data

Queridos amigos e familiares,

No atual momento em que estamos vivendo, a saúde de todos é nossa principal prioridade, por isso com o coração apertado, tomamos a difícil decisão de adiar nosso casamento devido à pandemia. 

Nosso sonho não acabou, apenas foi adiado e nossa celebração será ainda mais especial quando acontecer! 

Em breve divulgaremos uma nova data. Todos vocês serão atualizados sobre os detalhes. Muito obrigado pela compreensão.

Com amor,

Nome do casal

  • Já tem nova Data

Queridos amigos e familiares,

Nosso sonho precisou ser adiado por causa da nossa preocupação com o bem-estar e saúde de todos nesse momento cheio de incertezas por causa da pandemia do Coronavírus.

Nossa nova data é XX do mês Y de 2021.

Estamos ansiosos para esse dia chegar e podermos celebrar juntos, cheios de amor e muitos abraços e carinhos.Obrigado pela compreensão.

Com amor,

Nome do casal

  • Imprimir novos ou reutilizar os convites?

Essa é uma dúvida frequente das noivas, porém não existe regra para isso. Se vocês fazem muita questão e estiverem com folga no orçamento, ok refaçam. Agora se o orçamento apertou, uma opção é reutilizar e reimprimir apenas a parte de dentro do convite, isso se eles estiverem prontos e não foram entregues ainda. 

Mas se vocês já os entregaram, uma boa opção é um convite virtual, utilizem a mesma identidade visual do evento e coloquem apenas os dados mais importantes.

Antes de definirem o que fazer, conversem com o seu fornecedor e vejam qual a melhor opção para vocês.

Casamento adiado, o que pode-se fazer nesse tempo estando em isolamento?

Aproveitem esse tempo para organizar outras coisas que estão faltando, ou até mesmo colocar em prática outras idéias.

Fazer projetos Dy é uma ótima opção nesse período, além de ajudar a passar o tempo ainda conseguem colocar algo personalizado ou feito por vocês.

Encomendar outros detalhes,como lembranças ou mimos também é válido, use esse tempo a mais para deixar a criatividade fluir. Personalize ainda mais o casamento deixando ele com a carinha de vocês.

  • Foquem nas listas e planilhas

Muitas listas serão feitas ao longo da organização, por isso listamos algumas aqui para ajudar nesse processo do planejamento:

  • Fazer a lista de convidados

A lista de convidado é um assunto bem delicado, mas aqui temos um jeito de te ajudar a definir. Aproveite e faça download gratuitamente aqui da nossa lista de convidados.

  • Checklist Completo do Casamento

Muitos são os itens para contratar e  definir para o casamento, para não se esquecer de nada e nem se perder nos prazos, ter um checklist completo é muito importante para ajudar na organização. 

Leia a matéria que fizemos sobre o Checklist Completo e também baixe a planilha que fizemos pensando em vocês. Baixar Planilha Checklist Completo

  • Planejamento financeiro do evento

Ter uma noção aproximada do que podem e o que não podem gastar no casamento é essencial, por isso ter um ótimo planejamento financeiro ajuda e muito a se manterem na linha e evitar brigas por causa de dinheiro. Baixe nossa planilha financeira e se organizem. Clique aqui.

  • Organizem a Lua de Mel

Mesmo em tempos de pandemia onde não podemos nem sair de casa direito, que tal começar procurar lugares como opções para Lua de Mel? Pesquisar sobre tantos lugares maravilhosos, pode dar um pouco de alívio para nossos corações, e uma motivada nos planos para depois do casório.  

  • Organizar o chá de panela

Antes mesmo do casamento, já começam as comemorações, e o chá de panela e todas as suas versões é uma delas. Que tal pesquisar também sobre decorações, comidinhas, brincadeiras, mimos e lembranças que deseja fazer nesse dia?

Essa organização se daria bem próxima ao evento, porém é uma coisa que vocês já podem ir adiantando e se organizando. Fizemos uma listinha bem bacana com itens para a lista de presentes para chá de panela ou chá-bar. Veja aqui.

  • Lista de Presentes de Casamento

Ainda nessa vibe de listas de presentes, que tal começar a montar sua lista de presentes do casamento? Muitas lojas possibilitam fazer isso de forma online, e muitos sites também colocam as opções de presentes físicos ou cotas em dinheiro. 

Vocês precisam sentar, conversar e definir qual é a melhor para vocês, feito isso já podem começar a escolher os itens que desejam para a casa nova. algumas sugestões  do que pedir de itens para casa. clique aqui.

Do nosso coração para o seu dizemos: continue organizando seu casamento, adie se for necessário, mas não desista dele! Ele será ainda será mais lindo do que antes!

Estamos juntos, contem conosco!

Blog Momento Único Serra.

Leia também:

Vocês tiveram que adiar o casamento? contem para gente como estão se organizando.

Compartilhe ou envie para alguém
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Encontre o profissional ideal para seu evento na Região Serrana

Use o formulário abaixo para refinar sua busca pelo profissional que precisa dizendo a especialidade e/ou o local de onde deseja.