O melhor Checklist para casamentos {completo}

Pinterest
Pinterest

O sucesso do seu evento começa com um ótimo planejamento, para isso desenvolvemos um Checklist super completo para casamentos. Assim noivos organizados terão um passo a passo completinho de como se organizar não esquecendo nenhum detalhe. …Nosso Checklist de casamento está disponível para download ou impressão clique aqui.

12 meses ou mais

  • Defina a data e o horário do casamento 

De preferência por alguma data que tenha significado pra vocês, pensem se querem casar de manhã, final da tarde ou à noite?

Se conseguir pegar o pôr do sol na serra fica sensacional!

  • Defina o orçamento 

Vocês noivos precisam definir quais as expectativas de vocês, e quanto pretendem investir no grande dia, pagarão tudo sozinhos ou terão ajuda dos pais? Caso os pais forem ajudar incluam eles nessa importante conversa. Será a partir desse valor definido que todos os fornecedores serão contratados. 

  • Faça a lista de convidados 

A lista de convidados é um assunto polêmico para todas as noivas, é difícil fazê-la, porém muito importante para definir outros itens do casamento. Mas não se estresse muito com ela no início, pois ao longo do tempo ela vai sofrer inúmeras alterações de nomes rs. Mas se mantiverem o número de convidados próximo ao da primeira lista feita, não terão problemas. 

Baixe a planilha Lista de Convidados.

  • Escolha o estilo do casamento 

Essa é uma escolha muito importante também, qual estilo de casamento vocês pretendem? Precisa ser algo que combine com vocês, que tenha a carinha de vocês, sonha em casar ao ar livre ou quer um casamento tradicional na Igreja? De dia ou de noite? Sofisticado ou rústico. 

  • Contrate a assessora / cerimonialista 

É necessário contratar uma pessoa realmente PROFISSIONAL para esse trabalho, entenda, Qual a importância da assessora / cerimonialista? Existem muitos detalhes e informações que muitos noivos desconhecem sobre como organizar um evento e somente um profissional dessa área poderá ajudar efetivamente.

Procure referências desses fornecedores, existem também diferentes tipos de pacotes de assessoria cerimonial, escolha o que mais combinar com o perfil de vocês.

  • Defina o local 

Procure pelo local dos seus sonhos, qual aquele que combina mais com o que você imagina? Assim que achar, feche logo para segurar a data e garantir o local.

Esse item precisa combinar com o todo estilo da festa, se for tradicional um jantar combina mais, se for mais descontraído, finger food e coquetel volante caem bem, inúmeras são as opções, ache o que mais ficará harmônico com o todo evento. 

O buffet está entre os primeiros itens da lista, pois provavelmente será um dos mais importantes, além de um dos mais caros a se pagar. Faça degustações para conhecer o cardápio e forma de apresentação dos pratos. 

Leia: Você sabe como escolher o Buffet para o seu Casamento? {lista com perguntas importantes}

  • Fotografia e Filmagem 

Inúmeras são as opções de fotógrafos e filmagem do mercado de casamentos, como são itens que ficarão para posteridade, e serão os únicos registros do grande dia, escolha com calma. Pesquise trabalhos anteriores e referências, marque uma reunião e veja se o “santo bate”, existem aqueles Profissionais especializados em eventos na Serra Rj.

Mas acima de tudo, todo profissional tem sua marca e seu estilo de trabalho é IMPORTANTÍSSIMO, escolher aqueles que combinam com o estilo e perfil de vocês.

8 meses ou mais

  • Defina a decoração 

São tantas ideias e opções de decoração que fica muito difícil escolher que rumo tomar. Tenha em mente que todos os itens do evento, precisam refletir a personalidade de vocês, a decoração então será extremamente forte nesse quesito. Procurem por ótimos profissionais e conheçam os estilos de decoração que mais se identificam. Olhar outros casamentos parecidos com o que vocês pretendem fazer pode facilitar. Temos Casamentos Únicos lindos já feitos aqui na serra para inspirar vocês, ou Estilos de decoração para 2021.

  • Contrate o serviço de iluminação e sonorização 

Apesar de “parecer” coadjuvante, A Iluminação é fundamental para valorizar os ambientes. Destacar peças, locais, decorações e criar de acordo com a intenção de um clima mais tranquilo e acolhedor, ou algo que receba todo o foco para se destacar como a pista de dança por exemplo.

Super importante para as fotos, filmagem, decoração e paisagismo, além de ser essencial na pista de dança. Esse é o melhor momento para conhecer melhor esses itens e contratá-los.

  • Feche o dia da noiva (spa, cabelo e make)

No seu dia você precisa estar relaxada e tranquila, por isso procure um local que te passe confiança e que tenha uma boa estrutura lhe atender. O profissional que fará seu cabelo e sua make precisa estar em perfeita sintonia com o que você pretende, procure os trabalhos que mais te agradam. Em geral não existem padrões de beleza para noiva, o importante é que seja do seu jeito, no seu estilo, tudo a seu gosto. 

Por ser um profissional super requisitado e com um peso grande nos principais que você terá, não espere muito para contratá-lo, se não poderá perder a data com o seu escolhido. {10 Dicas} para garantir a beleza da Noiva no grande dia

  • Contrate dj, bandas e atrações especiais 

Que estilo de músicas quer para o seu casamento, algo mais leve ou festa de arromba?

Na cerimônia poderá ter grupo instrumental, assim como na recepção no estilo música ambiente, ou o tradicional Dj, mas podendo ter também bandas e algumas Atrações especiais para entreter seus convidados.

  • Escolha seu vestido de noiva 

Seu vestido será feito sob medida, comprado pronto ou alugado? 

Qual estilo combina com você e ao mesmo tempo com o local onde você vai se casar? 

São algumas das perguntas que precisará responder nessa etapa, defina um orçamento para o seu vestido e procure fornecedores conceituados que te ajudarão na escolha do vestido dos sonhos. Quer dicas sobre modelos e estilos de vestido? Escolhendo meu vestido de Noiva.

  • Escolhas seus padrinhos e madrinhas, daminhas e pajens 

Hora de escolher aquelas pessoas queridas e bem próximas à você, aquelas que realmente fazem parte da vida e da sua história, uma tarefa difícil mas muito gostosa na verdade.. rs

Tente não convidar muitos casais ou muitas crianças, lembre-se Menos é Mais, até no número de pessoas para entrar no cortejo. Já pode começar a pensar também nos trajes que gostaria que eles usassem. Conheça: Modelos Criativos para Convites para Padrinhos de Casamento.

  • Definha o destino da lua de mel 

Durante meses você irá planejar o seu casamento, agora finalmente também chegou a hora da tão sonhada viagem de lua de mel! Seja ela no Brasil, ou em outros lugares desse mundo, ela também requer planejamento prévio, por isso não deixe pra depois e procure o melhor destino pra ficar juntinho do seu amor agora oficialmente.

6 meses ou mais

  • Contrate o celebrante 

Na maioria dos casamentos realizados na serra, a celebração da cerimônia é feita muitas vezes por celebrantes, são especialistas em cerimônias personalizadas, com o jeitinho e a história do casal, de modo geral de uma maneira informal e descontraída. 

Se você vai casar na igreja e somente sua recepção será num local em meio a natureza, então está na hora de procurar a igreja desejada e saber como proceder para realizar a cerimônia e já reservar sua data.

  • Contrate estruturas e geradores 

Para a maioria dos casamentos realizados na serra, é necessário algum tipo de estrutura como tendas e/ou toldos transparentes, nivelamento de piso, palcos entre outras coisas. Assim que definir o projeto da decoração, já saberá se irá precisar e que tipo de estrutura será, por terem um custo relativamente alto é sugerida a contratação com antecedência.

  • Crie a identidade visual do seu evento e encomende os convites e papelaria 

Todo evento precisa de uma marca registrada, atualmente chamamos de identidade visual. Trata-se de uma arte personalizada que pode conter símbolos, cores, letras e até desenhos específicos que de alguma maneira representam o casal. 

  • Crie a identidade visual do seu evento e a partir daí pode dar início a confecção de toda a papelaria que será utilizada:

convites, menus, save the date, tags e etc.

  • Defina bolo, doces e bem casados 

Degustar todas essas delícias é uma maravilha, não? faça orçamentos com vários fornecedores e preze pela qualidade, com relação a quantidade, sugerimos de 7 a 10 docinhos por convidado. Se quiser saber mais detalhes leia: Como calcular bolo, doces e bem casados?

  • Envie um save the date 

De uma forma criativa, informe seus convidados que vem festa boa por aí, e eles já podem começar a se preparar. Pode ser impresso ou até mesmo online, aliás virtualmente está bem na moda.

  • Convide os pais, padrinhos e pajens 

Chegou o momento de começar a distribuir os convites, orientamos a começar pelos pais, padrinhos e pajens. Convidar os amigos mais queridos e familiares para estarem junto com você neste dia é muito bacana e existem várias formas especiais de fazer isso, leia Convites criativos para padrinhos e casamento. Depois já pode começar a convidar os demais.

  • Tratamentos de beleza 

Cuide da saúde e do seu corpo, quando a saúde está ok, tudo fica melhor. Tratamentos de beleza são ótimos para pele, cabelo, unhas, tudo que possa te deixar mais linda no grande dia é bem vindo, desde que sejam feitos nos meses que antecedem o casamento. Evite fazer tratamentos muito próximo ao evento, para não correr o risco de ter algum tipo de alergia ou um resultado diferente do esperado e acabar piorando a situação, não tendo tempo para reverter. Temos {10Dicas} para garantir a beleza da noiva no grande dia.

5 meses ou mais

  • Drinks e bebidas (open bar)

Contratar Bar de drinks com bartenders é uma ótima opção para casamentos, podendo os drinks serem com ou sem álcool.  Hora de degustar… Pode chamar algumas pessoas próximas para participar da degustação com vocês, será divertido. Vinhos e espumantes também fazem muito sucesso entre os convidados. 

  • Crie o site do casamento 

O site de casamento tem várias funções na verdade, além de uma opção para quem quer interagir com os convidados, ele é também serve para passar informações necessárias sobre o evento que não estão no convite. 

Pode criar uma lista de presentes virtual, fazer a confirmação de presença, postar fotos e contar a linda história do casal. Existem muitas opções de sites de casamento, inclusive gratuitos.

  • Diy: Se pretende fazer algo você mesmo, comece agora 

Se você gosta de trabalhos manuais e quer dar um toque pessoal ao seu casamento, diy é uma ótima opção pra você, mas como trabalhos manuais precisam ser bem feitos, o ideal é começar com um certo tempo de antecedência. Casamento ao ar livre e Diy super combinam.

  • Escolha seus acessórios e a grinalda 

Leve em conta o modelo de vestido e penteado que irá usar, para que possa combinar os acessórios e deixar tudo harmônico. São itens que você pode alugar, comprar pronto ou até mesmo encomendar algo exclusivo pra você.

3 meses ou mais

  • Entregar os demais convites 

Uma das principais dúvidas sobre os convites é quando entregá-los, nessa fase em que você está agora os convites dos pais e padrinhos já foram entregues, então é hora de começar a entregar para os demais convidados, começando com aqueles que moram longe e precisam receber os convites pelos correios.

Sugerimos começar com 3 meses de antecedência, pois levará algum tempo para entregar todos, e seus convidados precisam ter tempo para se preparar.

  • Hora do noivo escolher o look 

Muito importante é lembrar que o Traje do Noivo precisa combinar com o 

horário e o estilo do casamento. Ele também pode comprar, alugar ou fazer sob medida, aproveite e já veja os sapatos também. 

  • Contrate seguranças, valets e limpeza para banheiros 

Esses profissionais trabalham nos bastidores dos eventos, porém suas funções são essenciais para melhor organização e comodidade dos convidados. Contrate para esses serviços somente empresas credenciadas e registradas, nada de amadores. Leia também: Saiba por que é importante contratar Valet para seu Casamento.

  • Escolha as músicas para a cerimônia e defina junto a sua cerimonialista a ordem de entrada 

Faça uma seleção das músicas românticas que mais gosta, defina como cerimonial o momento de cada uma no cortejo. Mas Como escolher as músicas do casamento, lembre-se que as músicas precisam ter a personalidade do casal e dependendo do repertório alguns instrumentos são mais indicados. 

Em casamentos ao ar livre tem mais liberdade com as escolhas do repertório, diferente das igrejas que muitas vezes tem regras sobre as músicas que podem ser tocadas. O importante é escolher com antecedência para que os músicos possam fazer os arranjos e ensaiar se necessário.

  • Encomende o buquê 

Quem disse que buquê precisa ser tudo igual? Como tudo no seu casamento, o {Dicas Úteis} Buquê de Noiva Tudo o que você precisa saber!, O buquê também precisa “conversar”, harmonizar com o restante do evento, com seu vestido, seu penteado, o estilo e decoração da festa, mas principalmente com você! Por isso a liberdade para fazer esse item como quiser e gostar. 

Aproveite para encomendar outros itens, como as flores de lapela dos padrinhos, e Arranjos de flores naturais para o cabelo, que super combinam com casamentos ao ar livre. Leia: Penteados para casamentos ao ar livre.

  • Escolha as lembrancinhas 

Muitas são as opções para as lembrancinhas, tenha foco rs.. lembre-se do estilo do seu casamento, pense em algo bacana e que combine com o evento, uma lembrança de qualidade é melhor de que várias sem serventia, por isso capriche na sua escolha. Algumas ideias para inspirar: Lembrancinhas de casamento.

  • Roupa das daminhas e pajens 

A escolha dos Trajes de Pajens e Daminhas é um item importante também, afinal eles estarão em destaque no cortejo. Não existe uma regra específica de modelo, o ideal é combinar com o estilo do casamento, harmonizar com as cores da festa e em sintonia com o vestido da noiva (eu não disse pra ser réplica, ok? Rs) Harmonizar com todo evento é a palavra. 

Porém de nada adianta a roupa ser linda se não for confortável, não ficarão a vontade, a regra nesse caso é o conforto dos pequenos.

  • Monte sua lista de presentes 

Dentre as opções existem: lista de presentes em lojas físicas, lista de presentes em lojas online e cotas em dinheiro em sites de casamento.

Defina quais dessas opções é a melhor pra vocês e para seus convidados. Ah não esqueça de colocar também opções com preços mais acessíveis.

  • Comece os preparativos para o chá de panela 

Com um perfil mais informal e familiar, o Chá de Panela e suas versões é quase um evento obrigatório antes do casamento, reunindo somente as mulheres ou incluindo os homens também. É uma reunião para dar início as comemorações do casório, com comes e bebes e muitas vezes brincadeiras divertidas, vira uma confraternização descontraída que conta muitas vezes para organização com a participação das amigas e parentes mais próximas a Noiva.

2 meses ou mais

  • Entrada nos documentos para o casamento civil 

Para dar entrada ao processo do casamento civil, os noivos devem comparecer ao cartório mais perto da residência de um deles, os prazos são de no máximo 60 dias e no mínimo de 30 dias antes da cerimônia, para dar entrada na papelada na qual o cartório verificará se tem algum impedimento que impossibilite o casamento no civil, verifique qual o prazo do cartório local de vocês.

Depois disso, o casamento civil poderá ser marcado pelo cartório, normalmente cada cartório tem seu dia específico do mês para que os casamentos sejam realizados. Entenda mais detalhes nesse post:  Casamento civil o que você preciso saber.

  • Reserve o hotel para noite de núpcias 

O casamento é um dos momentos mais incríveis da vida do casal e a Noite de Núpcias não poderia ser diferente, depois que saírem da festa pra onde vocês vão? pensando nisso escolha um pacote especial para vocês aproveitarem a primeira noite como casados bem juntinhos e de uma maneira bem romântica.  

  • Faça o ensaio Pré-Wedding 

A gente ama o Pré-Wedding, inspirado na conexão dos noivos é uma sessão de fotos tirada antes do grande dia, normalmente num lugar com algum significado para o casal, é uma oportunidade do casal ter um tempo tranquilo e divertido, fugindo um pouco da correria dos preparativos do casamento. Muitas vezes as belíssimas fotos desse momento são usadas durante o evento. 

Para as noivas que amam tirar fotos, depois do casamento também é possível fazer outro ensaio com o noivo, mas dessa vez vestida de noiva esse ensaio chama-se Trash the drass.

  • Reserve carro e motorista 

Diante de tantas coisas para se resolver para o casamento, detalhes como esse acabam esquecidos pelas noivas, quem vai te levar para a igreja? E depois da cerimônia como vocês irão para a recepção?

Perguntinhas que acabam esquecidas e no dia podem causar uma dorzinha de cabeça, então para evitar problemas já comece a definir esse item, ok?

30 dias!

  • Faça o teste de cabelo e make 

É indispensável fazer o teste de cabelo e make antes do grande dia, se você não gostar de alguma coisa ou quiser mudar o penteado, ainda vai ter tempo. 

Se conseguir marcar no mesmo dia da prova do vestido, ficaria mais fácil ainda se ver como noiva!

15 dias!

  • Reuniões finais 

Sua cerimonialista deve marcar reuniões com os noivos e com todos os principais fornecedores para alinhar os últimos detalhes e ver se tudo está ok. Não esqueça de deixar claro suas expectativas.

  • Lembrando das Alianças

Caso usem as mesmas alianças do noivado, leve-as para polir e gravar a data do casamento, assim elas ficam com carinhas de novas e ganham uma atenção especial para o grande dia.

  • RSVP- Confirmação de presença 

Para se ter uma conta mais exata dos convidados que irão realmente ao casamento, isso caso não tenham contratado os serviços de confirmação de presença com o cerimonial, é necessário que vocês mesmos liguem para os convidados que não confirmaram. Precisam dessas informações para confirmar com o buffet se terá alguma alteração no número de convidados.
Última prova do vestido
Últimos ajustes para o grande dia! Veja se o vestido está realmente como você gostaria, precisa estar linda, mas também confortável para aguentar a noite toda. Deixe já definido o dia e horário para retirada e entrega do vestido.

7 dias

  • Confirme os serviços 

Seu cerimonial vai te ajudar a confirmar todos os serviços que você contratou para o seu casamento, definir os horários de chegada de todos para tudo estar perfeito quando o casamento começar. Confirme com as pessoas o que lhe foi designado, quem vai buscar as lembrancinhas, buquê e os itens que precisam ser levados para o casamento.

  • Comece a fazer a mala para a lua de mel 

Assim como o grande dia, a Lua de Mel merece toda atenção e carinho e para não correr o risco de esquecer algo importante da bagagem, o ideal é fazer a mala com calma e antecedência, assim conforme vai lembrando já vai guardando esses itens. Faça escolhas versáteis e inteligentes, para otimizar espaço. 

Uma pequena mala para passar somente a noite de núpcias também é importante.

  • Agende os serviços no salão de beleza 

Deixe tudo agendado e organizado: depilação, sobrancelhas e unhas devem ser feitas entre dois à três dias do casamento para não deixar tudo acumulado para a véspera ou para o dia do casamento.

  • Atenção com a casa nova 

Faça algumas compras de itens essenciais antes de sair para a lua de mel, certifique-se de que haverá água, papel higiênico, itens de higiene e alimentos que não estragam para a hora que vocês voltarem pra casa.

  • Curta a véspera do casamento 

Sabemos que muitas noivas ficam ansiosas e nervosas na véspera, (normal, né?) mas tente ficar calma, descanse, beba bastante água, alimente-se bem. Dormir cedo na noite anterior é essencial para evitar olheiras e estar mais disposta para o grande dia.

No dia, APROVEITE ao máximo e seja muito feliz!

Blog Momento Único Serra

 Leia também:

Compartilhe ou envie para alguém
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Encontre o profissional ideal para seu evento na Região Serrana

Use o formulário abaixo para refinar sua busca pelo profissional que precisa dizendo a especialidade e/ou o local de onde deseja.