Tendências para casamentos após a COVID-19

decoração de cerimônia de casamentos após o Covid-19 com flores brancas, bancos de madeira e árvores ao fundo
foto: Henrique Magioli

Atualmente, muito tem se falado sobre como agir nos casamentos após a COVID-19. Adiamentos, cancelamentos, contratos, protocolos sanitários, novas regras. Enfim, vários assuntos que nos deixam preocupados. Afinal ninguém sabe como vai funcionar esse “novo normal”. Quais as tendências para os casamentos após a COVID-19?

Apesar disso, os preparativos do casamento não pararam e nem devem parar. Por isso, é fundamental que os noivos continuem com a organização do casamento para depois não acumular tarefas.

Mas afinal, o que vai mudar? Além das novas medidas de higiene,novas tendências, formatos e ideias estarão presentes nos casamentos após a Covid-19.

Fiquem sempre por aqui, pois traremos sempre novidades sobre o assunto, além de conversas com fornecedores!

Já temos outro post sobre Coronavírus e o meu Casamento. Com dicas de organização e sobre o que fazer durante a pandemia. Isso porque a curiosidade dos noivos é grande em saber como será após esse período.

Sentimento de Gratidão e muitos Mimos.

Infelizmente a pandemia deixará marcas profundas em nossas vidas. Afinal de contas, muitos receberam notícias tristes nesse período. Desse modo, conseguir comemorar esse dia ao lado de familiares e amigos é uma benção. Visto que o sentimento de gratidão estará mais presente do que nunca.

Assim também, a recepção dos convidados será feita com muito carinho. Contando com muitas lembrancinhas, mimos e tudo para que se sintam extremamente bem-vindos.

Portanto, se a personalizacão do evento já era tendência, nos casamentos após a Covid-19 então será muito mais.

Valorização dos detalhes nos casamentos após a Covid-19

Definitivamente a presença da família e dos amigos e os detalhes terão outro significado. Como por exemplo, um buquê feito pela mãe da noiva, ou com as flores do jardim da casa da avó.

Assim também, usar o vestido reformado da mãe, ou com um pedaço da renda do vestido dela no seu. Igualmente, ter o doce tradicional da família servido no seu casamento. Ou também aquela jóia da sua bisavó usada no dia do seu casamento. Detalhes que passariam despercebidos terão muito mais significado para você.

Da mesma forma, as raízes e tradições da família serão extremamente valorizadas. Isso tudo, justamente por causa desse sentimento de gratidão que estará presente nos casamentos após a Covid-19. Como resultado teremos cerimônias muito mais emocionantes. Cada detalhe será curtido com uma intensidade ímpar, valorizando cada momento.

Informação, saúde e higiene nos casamentos após a Covid-19

Acima de tudo, manter seus convidados informados nesse momento é essencial. Visto que a saúde e higiene serão imprescindíveis nos casamentos após Covid-19. Do mesmo modo, convites virtuais serão muito mais utilizados nesse período. Nesse sentido, as empresas especializadas no assunto já estão trazendo muitas opções. Mas ainda assim sem perder a originalidade. Apps gratuitos também estão disponíveis para isso.

Convites de casamento online proporcionam praticidade, economia e comodidade e nesse momento o mais importante: a segurança dos noivos e seus convidados, por isso esse formato virtual é cada vez mais escolhido e claro uma das tendências depois da pandemia.

Nesse ínterim, a tecnologia vai ser a grande aliada e estrela nessa fase. Pense em sites de casamento, listas de presente de casamento digitais, presentes virtuais e plataformas.

Ao mesmo tempo, o distanciamento das mesas também será um item importante nos casamentos após a Covid-19. Por isso salões maiores serão usados por menos convidados, mesas maiores com menos convidados e locais em meio à natureza serão os mais requisitados.

Logo, os protocolos para os casamentos após a Covid-19 precisarão ser criativos. Em contrapartida, os casais deverão encontrar maneiras exclusivas de distribuir álcool gel para os convidados. Nesse sentido podem ser distribuídos mini frascos personalizados, com máscaras personalizadas em sacolinhas de boas-vindas. Ou mesmo com o cerimonial distribuindo mini frascos em bandejas.

Por último, os fornecedores em geral deverão usar equipamentos de proteção individual. Especialmente aqueles que atendem aos convidados, como funcionários do buffet, bartenders e cerimonial.

Sustentabilidade em alta

Simultaneamente, as práticas éticas, sociais e o respeito pela natureza estão cada vez mais presentes. Inclusive os casamentos estão cada vez mais com essa pegada ecologicamente correta.

Por exemplo, pense na quantidade de lixo e resíduos que é produzido em um casamento. Imagine então em todos os casamentos realizados no Brasil por final de semana? Muita coisa não?

Desde desperdício de alimentos à decoração com flores sem o uso de espuma e materiais recicláveis. E não podemos esquecer fornecedores locais para diminuir o uso de combustível.

Atualmente, os noivos estão procurando cada vez mais reduzir o impacto ético, social e ambiental dos casamentos. De acordo com isso, nossa fornecedora e cerimonialista Marina Maciel está com um projeto super bacana sobre esse tema.

Promover o bem

Nos últimos anos, vem aumentando o número de casais que optam por doar seus presentes para a caridade. Essa é uma tendência que vem crescendo no Brasil também. Uma ótima maneira de fazer o bem no início de uma nova fase a dois.

Talvez a pandemia ajude a aumentar esse sentimento de solidariedade, em pensar no próximo e ajudar realmente quem precisa.

O Nacional em alta

Juntamente com isso, a aposta em produtos nacionais também vai aumentar. Pois com a alta do dólar, produtos importados vão ficar ainda mais caros. Um dos exemplos de produtos nacionais que vão se fortalecer nesse período são as bebidas.

Deve crescer também a procura por destinos nacionais para a lua-de-mel!

Novos Formatos nos Casamentos após a Covid-19

Já que não sabemos quanto tempo realmente isso tudo vai durar, muitos casais que não abrem mão do casamento nesse momento, estão se adaptando e por isso estamos vendo vários formatos de casamento acontecendo como é o caso do Elopement Wedding e Live Streaming.

Porém os formatos de Micro Wedding, Mini Wedding, Wedding Weekend e Destination Wedding que já cresciam antes da pandemia, serão cada vez mais tendência após o coronavírus.

Elopement Wedding

A palavra Elope em inglês significa fugir de algum lugar e não retornar ao seu ponto de origem. Atualmente Elopement vem sendo coloquialmente usado para casamentos que acontecem de maneira secreta, sem a presença de amigos ou família, ou com um número muitíssimo limitado de pessoas.

Nesse sentido, se tivéssemos que fazer uma tradução para a nossa língua, poderíamos dizer que Elopement Wedding é um casamento a dois. Desse modo, muitos casais estão optando por esse formato. No sentido de ter uma experiência realmente única, só eles. Porém. nesse momento é uma opção por motivos de saúde, evitando a aglomeração de convidados.

Live Streaming

Live Streaming nada mais é que casamento online (com transmissão ao vivo). A novidade do momento, no entanto, são os casamentos transmitidos ao vivo pelos sites das capelas, espaços para cerimônias ou um formato mais simples na sala de casa mesmo. A ideia é que a família e amigos do casal também acompanhem este momento especial, mesmo que de longe.

Micro Wedding e Mini Wedding

Certamente se vocês sonham com um casamento pequeno, só com os mais queridos, aconchegante e intimista, o Mini Wedding (até 100 convidados) ou Micro Wedding (até 30 convidados) é a melhor opção para vocês.

Anteriormente, a busca por casamentos criativos, inovadores e personalizados já eram tendência. Com certeza depois da Covid-19 eles serão predominantes no mercado. Afinal, serão uma alternativa às exigências de distanciamento social e não aglomeração de pessoas.

Por isso, essa tendência de casamento está crescendo rapidamente.

Wedding Weekend / Destination Wedding

Wedding Weekend é um casamento que acontece durante todo o final de semana. Desse modo, os noivos, familiares e convidados se hospedam em um local para curtirem o fim de semana juntos. Aliás, não é somente o dia da festa, mas três dias (ou mais) de convívio e atividades variadas.

Por outro lado, o Destination Wedding é um tipo de casamento em que os noivos escolhem se deslocar de sua cidade de origem para celebrar o casamento em alguma outra cidade ou até em outro país. Alguns exemplos incluem a escolha de uma fazenda no campo, praia próxima ou uma cidadezinha charmosa e histórica.

Assim, um fator que permanecerá constante é o desejo de conexão humana. Além da celebração do amor com os entes queridos, independentemente da aparência dessa celebração.

Casar em dias de semana

Em vista das muitas remarcações e adiamentos, os fornecedores ficaram com as datas sobrecarregadas. Por causa disso, conciliar a data de todos não é uma tarefa fácil. Dessa maneira, muitos casais terão que aderir às quintas, sextas-feiras e também aos domingos.

Ao mesmo tempo veremos casamentos acontecendo até durante a semana e vésperas de feriado. Contudo, os sábados ainda são os preferidos, porém os noivos precisarão se adequar à melhor solução para todos.

Como resultado, os casais estão tomando essa decisão para garantir que o time de fornecedores dos sonhos esteja disponível em sua nova data reagendada.

Várias Cerimônias para um mesmo casal

Você sabe o que é Sequel Wedding? Esse termo foi usado pela primeira vez em 2019. Ele se refere a casais que tiveram várias cerimônias de casamento diferentes. Por exemplo, motivos culturais, religiosos ou puramente festeiros.

Podemos citar o Dj Alok e Romana Novais, que casaram aos pés do Cristo Redentor no Rio de Janeiro e depois trocaram votos em uma cerimônia a dois em Bali na Indonésia. Ou Marina Ruy Barbosa que teve quatro cerimônias diferentes com o marido Xande Negrão.

Após o Coronavírus, esse conceito de Sequel Wedding servirá para casais que ainda querem comemorar com todos da sua lista de convidados, porém com segurança. Assim podem optar por uma segunda ou terceira celebração num formato menor. Fazendo essas celebrações com um grupo pequeno de convidados, selecionados por regiões ou por grupos de amigos e familiares.

Como ficará a Gastronomia nos casamentos após a Covid-19?

Gastronomia e bar, vão ter que se adaptar às novas normas de segurança e higiene para garantir a segurança de todos, convidados e equipe.

O início do serviço de buffet normalmente acontece com um coquetel volante, onde os convidados se servem ou direto em ilhas estacionadas ou em bandejas trazidas pelos garçons.

Para evitar o risco de contaminação porções individuais trazidas pelos garçons podem ser uma boa opção. Ou até mesmo em embalagens de papel charmosas e recicláveis para cada convidado.

Serviços de Buffet em ilhas, deverão manter o garçom servindo os convidados, a fim de evitar que muitas pessoas manuseiem os talheres dos rechauds, além de respeitar a distância de um convidado para o outro na hora de se servir.

A mesa do bolo poderá ser decorada sem doces, apenas com arranjos florais e objetos de decoração. Caso contrário, se os doces da festa estejam decorando a linda mesa do bolo, provavelmente serão servidos em embalagens individuais para cada convidado para evitar o contato coletivo.

Organização nos Casamentos após Covid-19 terá Internet como aliada

A organização do casamento pode ser feita do conforto da sua casa. Aproveite e baixe as planilhas para casamentos que colocamos à disposição de vocês para download. aqui.

Muitos profissionais estão realizando reuniões online e atendendo os casais com a mesma facilidade que teriam pessoalmente.

É possível fazer passeios virtuais nos espaços, experimentar vestidos em casa, desfrutar de degustações entregues em casa por fornecedores, conhecer os trabalhos dos profissionais através de fotos e portifólios enviados por eles.

Com esse formato a organização do evento poderá ser até mais rápida, por conta de mecanismos digitais, como as videoconferências e reuniões online.

Leia também:

Fornecedores Únicos Citados na matéria:

Fotógrafos: Bruno Mattos, Henrique Magioli, Antônio Patrício, Hugo Carneiro
Buffet: Café e Pitanga
Cerimonial: Marina Maciel, Lilian Rocio
Casa da Festa: Café e Pitanga
Celebrante: Margarete Lemos

Gostou desse post? conta pra gente..

Compartilhe ou envie para alguém
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Encontre o profissional ideal para seu evento na Região Serrana

Use o formulário abaixo para refinar sua busca pelo profissional que precisa dizendo a especialidade e/ou o local de onde deseja.