Vai Casar ao ar Livre? {Dicas Úteis}

decoração de mesa de casamento e buquê de noiva com mix de flores para casar ao ar livre
Pinterest

Vai casar ao ar livre? Selecionamos algumas dicas úteis sobre:  planejamento, decoração, buffet, vestido da noiva e traje do noivo.

O planejamento

Todo casamento gira em torno de um planejamento, o sucesso de um evento precisa de uma boa organização. Por isso a importância de se contratar um bom cerimonial para lhe ajudar nesse processo, explicando e orientando coisas que muitas vezes os noivos nem imaginam que precisam.Pense em contratar um cerimonial da região ou próximo ao local do evento, além de estar mais familiarizado com os fornecedores locais, vocês economizam com o deslocamento de fornecedores de fora.

Paleta de cores

Embora seja um casamento ao ar livre, você não precisa necessariamente seguir uma linha de decoração mais despojada. Muitas noivas querem casar ao ar livre e ainda manter o toque clássico na decoração, a paleta de cores pode ajudar a dar o tom que deseja.

Para casamentos em estilo romântico, decorações em tons pastéis combinam bastante, podendo ter um mix de cores ou uma cor predominante apenas.

Casamentos com estilo alegre e divertido, podem usar cores variadas e bem vibrantes. Usar uma cor predominante também é uma boa pedida. A tabela de cores alegres compreende tons mais quentes, como laranja, amarelo, vermelho, rosa pink e coral.

Já casamentos que pedem uma paleta mais sofisticada, puxam para os tons  mais claros. Para um casamento mais clássico, por exemplo o queridinho das Noivas é o branco, já que nunca sai de moda.

Decoração para casamentos ao ar livre

A decoração para casamentos integrados à natureza, no estilo rústico ou sofisticado pede por diferentes ambientes para os convidados curtirem. Uma festa no campo é diferente de uma dentro de um salão. 

Ao ar livre, os convidados não costumam ficar sentados nas mesas o tempo todo. Eles circulam para conhecer o local, então, é importante pensar em diferentes lounges, bistrôs  e cantinhos aconchegantes para a diversão dos seus convidados.

Outra ideia bem legal é criar um cantinho para as crianças. Nesse tipo de casamento, elas ficam soltas e podem preocupar os pais. Um espaço Kids com lápis de cor, livros e um cuidador são suficientes para entretê-las. É um cuidado que custa pouco, mas que faz muita diferença.

Qual menu escolher?

No casamento ao ar livre, o cardápio também costuma fugir do tradicional. Como a festa dura bem mais do que as tradicionais, é essencial ter um esquema de buffet diferenciado, servindo bem os convidados do começo ao fim da festa.

Claro que vai depender muito da estação do ano que será realizada o evento, para saber se as comidinhas serão pratos mais quentes e pesados, usados em um período mais frio, ou se serão servidas comidas mais frias e leves como no verão por exemplo.

É bom lembrar que o clássico serviço à inglesa (aquele em que os garçons servem a comida na mesa) está fora de questão. Como no casamento ao ar livre os convidados ficam circulando pelo ambiente, é legal apostar em algo mais descontraído, em que eles mesmo possam se servir quando quiserem.

Casamentos integrados à natureza tendem a ter um ar mais informal, com isso, ilhas estacionadas para que os convidados se sirvam à vontade e as opções de finger foods em serviços volante, são ótimas pedidas. 

Finger foods vão além dos canapés e das tradicionais entradinhas, trazendo preparos como escondidinhos, saladas, carnes e massas, entre outros. Sempre em pequenas porções. leia: Você sabe o que é Finger food?

O mais importante é que o buffet se adeque ao perfil de vocês sempre.

Agrado na cerimônia

A viagem até o local do casamento pode ser longa para alguns os convidados. Por isso, recepcioná-los com uma água saborizada ou um refresco é um gesto de carinho e atenção com eles. Além de ajudar a passar o tempo de espera e de amenizar o calor, esse mimo faz uma grande diferença.

Você ainda pode colocar um saquinho com amendoins ou castanhas em cada assento da cerimônia. Tudo para não deixar nenhum convidado com fome até o momento da recepção.

Mesa de doces

Chocolate e calor não combinam. Fato. Mas nem por isso o ele precisa ser substituído no casamento ao ar livre

A mesa de doces tende a ser montada em um lugar coberto e próximo ao horário da cerimônia. Portanto, há menos chances dos docinhos derreterem.

Muito além do chocolate, o que faz sucesso nesse estilo de festa são os docinhos frutados. As tortinhas de limão e o cheesecake com calda de frutas vermelhas, são exemplos dessas delícias que combinam com o clima.

O que vestir nesse estilo de casamento?

No casamento no campo ou ao ar livre, os vestidos são mais leves e o terno completo pode ser trocado pelo esporte fino.

A Noiva

A noiva pode sim, usar o que quiser em seu Grande Dia. Não existem regras. Porém, algumas dicas de estilo podem ajudá-la a se sentir melhor com o clima do evento.

Casar ao ar livre nem sempre é sinônimo de calor e sol, mas evitar aquele monte de pano, saiotes e brilho exagerado é algo que combina muito mais com a proposta do ambiente. Prefira os tecidos mais leves e mais fluídos. 

Leia: Vestidos de Noiva para casamentos ao ar livre

Uma ótima dica para as noivas é: ao escolher o vestido, saber qual seu formato de corpo, se o quadril for maior que os ombros, vale apostar em detalhes na parte de cima. Ou vice-versa.

Vale se atentar à maquiagem e ao penteado. No primeiro quesito, é importante evitar preto e glitter, que são pesados para o período em que a festa vai ocorrer. Tons neutros, puxados para rosados, e cílios postiços garantem a beleza da Noiva.

Para os penteados, pense em estilos desconstruídos, pois combinam mais com o esse formato de evento. Prefira os semi-presos ou soltos, assim transmitem romantismo e sensualidade.

O Noivo

O noivo também tem papel importante no grande dia e deve se vestir com cuidado.

Se o casamento for de dia, terno completo e smoking acabam soando muito tradicionais para cerimônias ao ar livre, além de serem pesados visualmente.  

Um terno tradicional com camisa já garantem um visual adequado. O look do noivo pode ser usado com ou sem gravata tradicional, ou ainda com gravata borboleta, dando aquele charme especial.

Entre as cores, prefira tons de areia,  azul ou cinza. Isso porque eles combinam melhor com a proposta desse casamento.

Se o horário da cerimônia é de tarde para noite, pode-se usar o terno completo, porém, é de bom tom não usar cores tão escuras. Opte por tons por azul e cinza.

Para os convidados

Quando o assunto é o traje ideal para casamentos, se for nesse formato de cerimônias para casar ao ar livre, o esporte fino é o mais apropriado. Primeiro de tudo preste atenção se tem algo sobre isso no convite.

Caso seja livre, as convidadas podem apostar nos comprimentos curtos e midis, os longos com pouco ou nenhum brilho, os estampados também são super bem vindos. 

Madrinhas deverão seguir a paleta e o estilo que a noiva tiver pedido, mas normalmente tons leves e sem muito brilho são os escolhidos.

Já para os convidados homens, um terno básico é uma ótima opção, sobre a gravata é opcional. 

Porém os padrinhos devem seguir o que for pedido pelos noivos. Suspensórios e gravatas borboletas super combinam com esse estilo de casamento.

Leia também:

Fornecedores Únicos Citados na matéria:

Fotografia: Henrique Magioli
Fotografia:  Bruno Mattos
Terno Noivo: Noiva do Campo

Compartilhe ou envie para alguém
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on pinterest
Pinterest
Share on email
Email

Encontre o profissional ideal para seu evento na Região Serrana

Use o formulário abaixo para refinar sua busca pelo profissional que precisa dizendo a especialidade e/ou o local de onde deseja.